Cerimônia de premiação da 5ª edição do Festival Afro Minuto acontecerá nesta sexta

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inclusão Educacional e do CRE Mario Covas e em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobrás, apresentará os vencedores da 5ª edição do Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2020, nesta sexta-feira, 20 de novembro.

Um dos alunos ganhadores do concurso, Antônio Alves da Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Shirley Camargo Von Zuben, da diretoria de Ensino de Catanduva, disse ter adorado participar e ter conhecido a história de Milton Santos. “Minha professora perguntou se eu queria participar, me orientou sobre a produção do vídeo. Eu gosto de escrever cordel, e essa foi a minha base. Eu e o Vinicius montamos juntos, eu escrevi o texto e ele fez os desenhos. Eu aprendi uma história nova sobre o Milton Santos e apliquei para o cordel. Fico muito grato por ter ganhado”, comenta o estudante

A dupla de Antônio no festival, Vinicius Machado de Freitas, mostrou gratidão em ter participado do evento e saído ganhador. “Foi bastante gratificante. Já tinha participado de alguns projetos da escola e esse foi o primeiro que eu tive retorno. O Antônio colou as ideias dele e eu as minhas, e deu certo. Eu não esperava que eu fosse ganhar, mas fiquei muito feliz com a notícia”, destaca o estudante

Raquel Maria Rodrigues, Técnica do Centro de Inclusão Educacional, ressalta que o evento foi importante, principalmente pelo formato do material, que era a produção de um vídeo que falasse sobre a biografia do Milton Santos, e a contribuição dele para a filosofia e ciência política do mundo. “A ideia era dar destaque à ele como autor negro, neste ano. O objetivo é sempre fazer homenagem a grandes pensadores negros, como por exemplo, no ano passado foi Machado de Assis”.

Para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ano Finais, e do Ensino Médio, regular ou integral e suas modalidades (EJA, classes prisionais, comunidades quilombola, indígena), realizar a produção do vídeo, de forma remota, mobilizou os saberes relacionados a educação Étnico-Raciais. “Eles puderam ter acesso a habilidades relacionadas a tecnologia educacional. Dentro dos vídeos puderam trazer a linguagem atual das redes sociais”, completa Raquel.

Os ganhadores serão premiados pela Faculdade Zumbi dos Palmares com um certificado e livros relacionados a cultura afro brasileira. O professor orientador e as escolas receberão a mesma gratificação.

Veja a Classificação

EXPOSIÇÃO “MILTON SANTOS”
Vencedor Categoria Ensino Fundamental (anos iniciais)
Diretoria de Ensino Norte 1
Escola Estadual Raul Antonio Fragoso – PEI
Alunos: Enzo Silva Estanqueiro e Gustavo Augusto Silva

VAI APRENDER

Vencedor Categoria Ensino Fundamental (anos finais)
Diretoria de Ensino Centro Oeste
Escola Estadual Fernão Dias Paes
Alunas: Isabella Santana de Oliveira, Giulia Palma Giamarino Marachini e Manuella De Souza Santos

CORDEL – MILTON SANTOS

Vencedor Categoria Ensino Médio
Diretoria de Ensino Catanduva
Escola Estadual Prof. Shirley Camargo Von Zuben
Alunos: Antonio Alves da Silva e Vinicius Machado de Freitas

MILTON SANTOS

Vencedor Categoria EJA – Educação de Jovens e Adultos
Diretoria de Ensino Santo Anastacio
Escola Estadual Prof. Alice Maciel Sanches
Aluno: José Edson da Silva

Mais informações podem ser obtidas em: https://flinksampa.com.br/vencedores-afrominuto-2018-2/

The post Cerimônia de premiação da 5ª edição do Festival Afro Minuto acontecerá nesta sexta appeared first on Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Leave a Comment