Educação de Jovens e Adultos (EJA) aceita inscrições para novos alunos

Quem quer voltar para a sala de aula e concluir os estudos tem uma oportunidade de ouro: estão abertas as inscrições para aulas na na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas nas escolas da rede estadual de São Paulo.

O cadastro pode ser feito em qualquer escola da rede, mas não necessariamente as aulas ocorrem na unidade de cadastro. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar.  No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.Diogo Moreira/A2img

Cada início de semestre representa uma nova entrada de pessoas interessadas em completar os estudos no EJA. “É muito importante perceber o quanto é significativo esse momento inicial para cada um deles. A decisão de retomar os estudos representa uma mudança em seu projeto de vida”, pontua a coordenadora da EFAPE, Cristina Mabelini. A escola de formação será parceira da Secretaria na divulgação da Busca Ativa para todos os interessados.

Para a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do CEEJA de Carapicuíba, o EJA cumpre mais do que o papel de completar o estudo, mas reforça a independência e cidadania de cada indivíduo. “Ajudar essas pessoas a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, afirma.

Os cursos da EJA recebem pessoas com características diversificadas, com histórias e experiências de vida singulares. Atualmente, são oferecidos dois modelos de cursos de EJA na rede estadual de ensino que atendem aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio: o curso de presença obrigatória e o curso de presença flexível. A escolha pode ser feita no ato da matrícula.

The post Educação de Jovens e Adultos (EJA) aceita inscrições para novos alunos appeared first on Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Leave a Comment